Uma nova rival de peso para a CBR 650R e Kawasaki Ninja ZX-6R está prestes a surgir.
A QJMotor, marca chinesa que vem conquistando espaço no cenário internacional, está prestes a lançar uma moto esportiva que promete agitar o segmento das superesportivas de média cilindrada: a SRK 650 R.
Com motor de quatro cilindros em linha, potência elevada e design inspirado em pistas de corrida, ela já está dando o que falar — especialmente por mirar diretamente em ícones como a Honda CBR 650R e a Kawasaki Ninja ZX-6R.
Recomendado:
- Queridinha dos motociclistas sofre revés: vendas despencam e alerta é emitido
- Essa Cruiser barata com estilo Harley-Davidson bate até 640 km de autonomia
- A Nova BMW R 1300 RT 2026 está mais tecnológica do que nunca
Potência e engenharia afiada: 117 cv e DNA de pista

A SRK 650 R é a sucessora da SRK 600 R e representa um salto significativo em desempenho. Agora equipada com um motor de 649 cc, o novo conjunto entrega 117 cavalos de potência — o que a coloca bem próxima da CBR600RR europeia, ficando apenas cinco cavalos atrás da Ninja ZX-6R.
Essa entrega é resultado de um conjunto técnico agressivo:
- Diâmetro de 67 mm e curso de 46 mm
- Sistema de arrefecimento a líquido
- Transmissão de seis marchas
Embora a QJMotor declare uma velocidade máxima de 230 km/h, menor que a das rivais japonesas, há indícios de que o foco está no desempenho em baixas e médias rotações — o que pode significar aceleração mais responsiva em condições urbanas e estradeiras.
Design agressivo com influência da WSSP
A estética da SRK 650 R chama atenção logo de cara. Inspirada nas motos de corrida da categoria WSSP, a esportiva traz:
- Carenagens segmentadas com dutos internos de ar
- Faróis integrados ao corpo frontal
- Para-brisa alto e tanque redesenhado
- Traseira compacta e afilada
Os elementos aerodinâmicos foram refinados. A QJ abandonou as “asas salientes” comuns em suas versões anteriores para adotar linhas mais funcionais e limpas.
O resultado é uma moto com personalidade própria, mesmo lembrando levemente modelos como a Ninja ZX-10R.
Componentes de respeito: ciclística e freios de alto nível

Por baixo da carenagem, a SRK 650 R não decepciona. Seu conjunto ciclístico traz soluções que reforçam o foco esportivo:
- Chassi de longarina dupla
- Garfo invertido (USD) com ajustes
- Amortecedor traseiro mono
- Pinças monobloco da Brembo nos freios dianteiros
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Peso total de 204 kg
A ergonomia também é voltada à pilotagem esportiva, com guidão clip-on abaixo da mesa e pedaleiras altas e recuadas — o que garante maior controle em curvas e estabilidade em alta velocidade.
Quando chega no Brasil? E o que ela representa para o mercado?
A SRK 650 R já está homologada na China, e o lançamento doméstico deve ocorrer nos próximos meses.
A expectativa é que o modelo chegue a mercados internacionais até o fim de 2025, com grande possibilidade de entrar nos EUA e, quem sabe, em países da América Latina, incluindo aqui no Brasil.
Ao chegar, a SRK 650 R terá pela frente concorrentes de peso:
- Honda CBR 650R
- Kawasaki ZX-6R
Vale a pena ficar de olho?
Com seu conjunto técnico promissor, visual agressivo e a proposta de entregar emoção nas ruas por um custo mais acessível (ainda não divulgado oficialmente), a SRK 650 R reforça a crescente presença da China no universo das motos esportivas.
Se a QJMotor mantiver a qualidade prometida e alinhar o preço de forma competitiva, aqui no Brasil a CBR 650R — antes soberana — poderia ter encontrado uma rival à altura.

Elivelton, motociclista experiente e fã de aventuras sobre duas rodas, traz no blog informações práticas sobre manutenção, roteiros de viagem e acessórios indispensáveis. Seu propósito é facilitar a vida dos amantes de motos, proporcionando conteúdo relevante e dicas para quem deseja rodar com segurança e estilo.